A minha Bica

Um olhar de quem aqui nasceu...

quarta-feira, agosto 30, 2006

Um pouco da História do meu bairro


Nada melhor do que começar este blog com um pouco sobre a história do meu bairro...
A minha Bica é composta por um conjunto de calçadas, escadinhas, quelhas e becos. A sua origem remonta a uma catástrofe natural ocorrida em 1597, quando um aluimento de terras entre o Alto de Santa Catarina e o Alto das Chagas formou um vale que deu o aspecto íngreme que tem actualmente. Como estava situada perto do Tejo, a Bica começou a ser "colonizada" por pessoas de fora que queriam trabalhar no rio tais como mareantes, pescadores, aguadeiros, peixeiras e todo o tipo de vendedeiras. Julga-se que o nome do bairro deriva de uma bica cuja água flui ruidosamente para um tanque do século XVlll, no Pátio de Broas ou Vila Pinheiro que fica na Calçada da Bica. Assim se formou este bairro tipico, que se tornou local de encontro de muitas gentes que ali iam para se abastecer de àgua, coisa que faltava com frequencia em Lisboa na altura.
Mas nem todas as Bicas e fontes do meu bairro se resumiam ao abastecer dos seus habitantes. Construída em 1675, a Bica dos Olhos é conhecida pela sua eficácia no tratamento de doenças dos olhos.
Para além desta, o meu bairro é composto por locais como a Calçada da Bica Pequena, o Beco dos Aciprestes, o Largo de Santo Antoninho, a Bica Duarte Melo, a Rua do Almada, e o famoso elevador da Bica. É este que mantém estreitos os laços entre a Bica e Santa catarina ou o Bairro Alto.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

ola,chamo me isabel mas a alcunha que eu tinha de pequenina era lolo, nao sei poque me deram essa alcunha mas ate que era engraçado,morava na calçada da bica pequena,quase em frente do largo do chafariz,vivia com a minha mae de nome amelia e as minhas duas irmas uma chama se ana maria mas tambem lhe chamavam so ia,e a mais velha fernanda e era conhecida por nana,costumes antigos vivia tambem connosco e mais tarde veio a falecer a minha avo materna de nome maria luisa,tinha um lugar na praça da ribeira onde muitas vezes fugi da escola pra ir para o pe da minha avo,e mais acima onde havia um colegio que agora nao me lembro do nome tinha tambem a minha avo paterna maria olimpia dos santos ,que coitadinha muitas vezes olhou por mim, e sei que me adorava,por isso se alguem ler esta mensagem e se lembrar ou tiver conhecido a minha familia gostava que me enviasse uma mensagem pois ha coisas que eu gostaria de saber que nao sei ,pois familia da parte da minha mae nunca conheci,nem soube se existia ou nao,uma vez que,quando a minha mae faleceu eu sai do bairro para casa do meu pai e nunca mais vi ninguem.muito obrigada pela atençao-

6:37 da tarde  
Anonymous isabel said...

eu tambem sou da bica,nasci la.sai de la com dez anos assim que minha mae faleceu,e hoje ja com 54 anos ainda recordo o meu bairro,com muita saudade,ja agora se alguem se lembrar duma tal lolo,filha da amelia,que morava na rua do elevador,diga alguma coisa ta? bjs a todos.

2:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home