A minha Bica

Um olhar de quem aqui nasceu...

quinta-feira, janeiro 24, 2008

Recordando gentes do bairro - O Careca da Bica

Estava eu numa destas noites à janela a matar um dos meus vícios, quando uma conversa de um pequeno grupo que se encontrava debaixo de mim me desperta a atenção. Entre os poucos que lá estavam, um casal que já tinha saído do bairro à uns anos puxava nomes e histórias de gentes do bairro. “Então e o Careca? Este bairro nunca mais foi o mesmo sem ele..” dizia o senhor com saudosismo. Foi aí que me abstraí da conversa para me vir à memória uma parte da minha infãncia…
Realmente, a Bica nunca mais foi a mesma. O Manuel "Careca" Ferrão era um simbolo do bairro e respeitado por todos de fora, inclusivé das pessoas da chamada Lisboa “Antiga”. A sua alcunha vem dos tempos em que as rivalidades entre o bairro da Madragoa e o bairro da Bica não eram tão saudáveis como nos dias de hoje. Conta a história, que numa dessas noites de Santos Populares numa rixa entre as duas marchas alguém partiu a cabeça ao Manel, tendo ele de rapar o cabelo para então ser cozido. E desde essa altura que passou a ser conhecido por todos como o Careca da Bica.
Quando o conheci, o Careca ja tinha as marcas de uma vida longa mas a sua alegria e força de viver era contagiante para todos, até para os mais miúdos como eu na altura. De tantas recordações que tenho do Careca, a que mais me marca era das alturas que nós jogávamos à bola no meio da rua e lá aparecia ele, muitas vezes a vir do trabalho com horas a mais, mas que antes de ir para sua casa parava sempre no meio da miudagem para se juntar a uma das equipas e jogar também. Nesses 10 ou 15 minutos de jogo, o Careca parecia um de nós, uma criança em tamanho grande. E que grandes jogatanas que nós fazíamos....
Uns anos mais tarde, quando comecei a participar nas marchas de Lisboa, percebi o peso que o Careca tinha no nosso bairro. Sendo o marchante mais antigo no conjunto de todas as marchas, não havia ninguém quem não o conhecesse… havia sempre alguém que lá ia cumprimentá-lo ou mandar uma boca qualquer, sempre num espirito de convivio. O Careca desceu a avenida dezenas de vezes… quase até ao fim da sua vida.
Tenho a certeza que o Careca continua lá em cima a fazer das suas, e que já encontrou um lugar parecido como este bairro onde viveu quando estava connosco. Afinal, são os dois o paraíso…
A sua partida deixou a Bica mais pobre. Ainda hoje, em muitas conversas de café ele é lembrado. Com o passar nos anos e de gerações, a história do Careca irá desaparecendo... mas quem o conheceu, certamente nunca mais o esquecerá.

3 Comments:

Anonymous helder pina said...

ola,não te conheço...ou não o conheço pessoalmente,mas talvez saiba quem sou!eu tive o prazer de chamar pai,pai manel,ao careca ,o grande careca da bica.vivi com ele até aos meus 8 anos,sim também joguei muita vez a bola com ele ,com o toninho e com o pedro...no adamastor quando ainda não tinha calçada portuguesa.lembro-me das finais das marchas no terreiro do paço...bons tempos..foi um prazer ler isto,ele de certeza que arranjou um cantinho para ele parecido com a bica.obrigado seja homenagem ao careca.foi um praser ler isto.

1:36 da manhã  
Blogger Curly Z said...

eu sei perfeitamente quem és Helder... :)

Um abraço

7:55 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

ola a toda a malta do meu bairro.a linda bica.nasci nesse belo bairro de que tantas coisas boas me recordo,vivi la ate a minha mae falecer,tinha eu 10anos hoje tou com 54,e ainda me lembro de tanta coisa engraçada andar a pedir para o santo antonio, andar empoleirada no elevador, brincar na rua,descalça,e muitas coisas mais o meu nome e isabel,mas nessa altura chamavam me lolo,tinha mais duas irmas,e a minha mae,amelia,viviamos com a minha avo materna de nome luisa,que tinha uma banca na praça da ribeira,nao conheci o meu avo,a minha avo paterna tambem morava no bairro,era a tia olimpia,minha avozinha que tanto me adorava,e tao querida,se alguem se lembrar de mim agradeço que coloque aqui um comentario,pois desde que de la sai perdi o rasto a toda a gente alguns ja terao falecido mas talvez alguem que tivesse ate andado na escola comigo e com as minhas irmas.bjs a todos

7:20 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home