A minha Bica

Um olhar de quem aqui nasceu...

quinta-feira, julho 31, 2008

A Bica são 3 Aldeias

Parte I - A Bica de Cima



Só recentemente terminei a leitura de um estudo da antropóloga Graça Dias Cordeiro chamado "Um Lugar na Cidade: Quotidiano, Memória e Representação no Bairro da Bica", que foi publicado pela Editora D. Quixote. Apesar de ter sido publicado em 1997 este estudo mostra uma visão bastante actual do bairro, assim como relata um pouco da sua história e episódios que eu desconhecia. Entre histórias bastante interessantes, uma das coisas que a autora conseguiu identificar em pleno foi a divisão da Bica em 3 partes, nomeadamente a Bica de Cima, a Bica de baixo e a Bica do lado de lá do Elevador. Isto para quem vem de fora não é muito perceptível, mas para quem mora no Bairro, e por mais que tenha amizades espalhadas por este, sabe que ele é dividido assim.

As três partes do Bairro dividem-se de acordo com as 3 colectividades existentes. O Vai-Tu (Bica de cima), o Marítimo (Bica de baixo) e o Zip-Zip (Bica do lado de lá do elevador) formam uma espécie de núcleo de cada parte e cada um deles alberga as suas próprias gentes, gentes essas que seja pela localização das suas casas ou pela identificação que têm pelos respectivos clubes, vão ganhando raízes e criando pequenas rivalidades com as pessoas dos outros núcleos, o que faz com que a Bica pareça uma pequena povoação dividida em 3 aldeias...

Em relação à minha pessoa, sempre me dei bem em qualquer uma das "aldeias", apesar de na bica do lado de lá do elevador (ou no lado do Zip) por vezes me sentir quase como um turista. São coisas que já vêem de criança, e tendo eu vivido na Bica de cima desde que nasci, e ter sido também criado na de Baixo com os meus avós, não consigo ganhar muita identificação com o lado sudoeste da Bica. Ainda me lembro dos "duelos" que fazíamos em pequenos com o pessoal do Zip para ver quem era o grupo que "dominava" o bairro, quase sempre de uma maneira saudável (tirando a altura do Carnaval que era sempre mais complicada).

Nunca consegui perceber até hoje de que parte da Bica sou... acho que sempre me dividi entre a de cima e a de baixo em algumas fases da minha vida. Ainda hoje isso por vezes pode acontecer, mas em criança as coisas são sempre mais radicais... não há meios-termos. Por isso em criança tinha na consciência que pertencia ao grupo da Bica de cima...

De tantos amigos que tinha e alguns que ainda continuam a ser recordo-me do Piranha, do Hugo da Celeste, do João "Gordo" e o David, o Sérgio e do Nuno "GNR", entre outros.. Cada um com o seu feitio, mas quando a gente se juntava todos o "arraial" estava logo montado, fosse nas andanças pelo bairro em busca de novas aventuras, nos namoricos com as miúdas ou mesmo até nas partidas de futebol que organizávamos... e estas eram tão intensas e disputadas que por vezes até os rapazes mais velhos que costumavam parar na esquina, como o Zé Paulo, o Sapo ou o Espanhol, se juntavam a nós a maior parte das vezes só para mostrarem que a idade era um posto... por vezes o tiro saía-lhes pela culatra.

Passei tanta coisa com este grupo que hoje em dia se pudesse escolher a infância que quisesse, e apesar das dificuldades económicas que se viviam naquela altura, escolhia exactamente a mesma que tive. Uma infância simples, sem DVD's, Playstation's, internet's, etc.. os nossos dias, principalmente no Verão, resumiam-se a ver os desenhos animados que passavam nos 2 canais de Tv e passar o resto do tempo a brincar uns com os outros pelas ruas do bairro... as corridas de carros de rolamentos na linha do elevador (que tantas mazelas causava), os futebois, as escondidas, ou até os filmes ainda de fita que o Vai-Tu passava aos fins de semana para miúdos e graúdos... havia sempre alguma coisa para fazer, muitas vezes até horas tardias e quando chegávamos a casa pagávamos quase sempre o preço de mais um remate à baliza ou de mais uma descida com uma tábua de sabão com umas valentes palmadas... não fazia mal, doía um bocado mas no dia seguinte fazia-se tudo de novo.

Em breve publico a Parte II..


2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

bem mano este teu texto faz msm uma pessoa recordar situações muito especiais,eu como fiquei na avó mais tempo, as minhas memórias são mais da Bica de baixo(beco) e escadinhas,lembro de saltar ao elástico,de jogar á macaca com mta dificuldade porque o giz não agarrava nas pedras do chão,mas n queria deixar de dizer q aprendi andar de bicicleta de rodinhas no jardim com o avô, e a primeira volta a sério foi no beco,foi uma tarde super feliz p mim,já passaram 20anos,mas parece q foi ontem.
k nostalgia que fiquei agora,a bica dá-nos tanto para recordar,não tenho dúvidas que com tão pouco fomos felizes(apesar de tudo).
a nossa maior alegria é agora olhar para a Diana quando está na bica e pensar:ela é tão feliz como nós e ama este bairro como nós.
um beijo gde mana

5:22 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

ainda bem que diz isso, porque por indicaçao do meu professor de antropologia tb estou a fazer um trabalho sobre o bairro da Bica, e estou a basear nesse mesmo livro, que por sinal esta bastante esclareçedor e val apena lelo , mais fiquei com a sensaçao que este ano vou até ao arrail do bairro da Bica abaço.

10:04 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home