A minha Bica

Um olhar de quem aqui nasceu...

terça-feira, agosto 18, 2009

O blog já aparece nos jornais


Noticia do Jornal "i"

A Bica é o único bairro lisboeta que tem hora certa de nascimento: 11 da noite de 22 de Julho de 1597. Não, leitor, não é a data da construção da primeira casa, é o momento em que um tremor de terra provocou uma enorme derrocada de terras do lado das Chagas, que deu origem a uma parte do "vale" onde surgiu depois o bairro. A 13 de Fevereiro de 1621, 24 anos depois, outro tremor de terra provocou o desmoronamento do monte do lado de Santa Catarina e a Bica ganhou a configuração actual.
Quando se fala de terramoto em Lisboa, todos pensam imediatamente no de 1755, mas a verdade é que houve outros, nomeadamente em 1504, 1512, 1551, 1575, 1597 e 1598, de que há relatos coevos de algum detalhe, especialmente de Garcia de Resende e de Pero Ruiz Soares.
Morreu gente e foram destruídas muitas casas e a verdade é que durante muitos e muitos anos nenhum negociante abastado ou dono de brasão e sangue azul ali quis construir residência.

Lá se fixaram gentes vindas da província atraídas pelos rendimentos das profissões ligadas ao mar.
Os actuais habitantes são, em inúmeros casos, os descendentes desses artífices, marinheiros, calafates, pescadores, estivadores e varinas, e muitos ainda habitam nas casas que foram dos seus tetravós.
A Bica agora está na moda para se ir beber um copo e ouvir música. Vá ao roteiro publicado no blogue http://minha-bica.blogspot.com/ e ficará a saber tudo. Para se deliciar com algumas fotos encantadoras, pesquise na net "Sílvia Antunes".

1 Comments:

Blogger Sofia Freire said...

Parabéns pelo seu blogue! Acabei de chegar da Bica e parei no Vai-Tu. Curioso agora encontrar aqui tantas histórias de pessoas com quem possívelmente conversei. Obrigada. Espero que continue a publicar sobre a Bica.

2:23 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home