A minha Bica

Um olhar de quem aqui nasceu...

quinta-feira, abril 02, 2009

O Fado do Vai-Tu



Uma das minhas paragens obrigatórias é a noite de Fados no Vai-Tu. Todo o Santo domingo lá estou eu, seja para um jantarzinho ou até para beber um copo e ouvir as vozes de gente que traz o Fado dentro de si. Mas quanto ao cantar já lá vamos...
A primeira coisa que me cativa é o ambiente criado na colectividade, típico de qualquer casa antiga de fado. As mesas com toalhas ao xadrez, as louças de barro com os pasteis de bacalhau e a sangria, as velas acesas a contrastarem com a luz vermelha do cantinho dos fadistas, as conversas entre os mestres da canção e os aprendizes ou até as calinadas de um cliente com um copinho a mais transportam-me para um outro lugar no tempo, um lugar qualquer no meio de uma "Canção de Lisboa" ou de um "Páteo das Cantigas", 2 grandes filmes dos anos 30 e 40.
Nas noites em que a fome aperta ou o tempo é mais folgado, gosto de me sentar perto das guitarras e gozar de um belo jantar. Sempre bem atendido pela minha comadre a escolha do prato é rápida, prato do dia ou um belo bacalhau assado acompanhado de um jarrinho de sangria. Para terminar, uma tigela de arroz doce já famoso na casa tal é a velocidade com que este se esgota.
Por volta das 21 horas, as luzes começam a baixar... A D. Amélia, fadista da "velha guarda" e anfitriã da noite dá as boas vindas a todos e começa da melhor maneira com um dos seus fados. Em seguida vai anunciando os artistas da noite de fados, cujo cartaz inclui velhos e novos fadistas, nunca faltando porém um ou outro estreante corajoso disposto a mostrar os seus dotes vocais.
E com momentos de boa disposiçao entre amigos e outros de calma quando o Fado invade os nossos ouvidos, o fim da noite chega e esperamos pela semana seguinte. Aconselho vivamente a todos os que queiram lá ir...

2 Comments:

Anonymous AGUEDA said...

Compadre,o texto está de facto magnifico e escreveste aquilo que realmente te vai na alma. Acredita que para nós é uma grande honrra poder contar com a tua presença, quer nos fados, quer diariamente, mas acima de tudo e de qualquer coisa somos uns felizardos em poder contar com a tua AMIZADE. OBRIGADO-VIVA À BICA

12:13 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Só hoje consegui ver esta página dedicada à linda Bica, não sendo o bairro do meu nascimento é-o do coração.Fiquei super contente com toda a descrição feita nesta página, muito bem redigida.
Realmente as noites de Fado no nosso querido Vai TU estão muito bem retratadas,sente-se a emoção e a realidade vivida nessas noites.
Mas só se conseguem noites assim com a maravilhosa equipa que graciosa e esforçadamente trabalha para esse efeito.
Vou aconselhar todos os meus amigos virem a esta página.
Muito obrigada Zé Pedro, bem hajas e VIVA A BICA QUE É LINDA E O NOSSO QUERIDO VAI TU. Amélia Vieira

8:38 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home